windows-10-launch

Amanhã (29), milhões de computadores de todo o planeta receberão a atualização para o Windows 10. A distribuição será gradual, de modo que você não deve se desesperar se você não receber o aviso que o software já pode ser instalado. Na primeira leva, está previsto que para a maioria desses computadores, o download do Windows 10 será gratuito. Depois, ele será instalado nos novos computadores que serão lançados nas próximas semanas.

Se você já tem um computador com o Windows 7/8/8.1, você está apto a fazer a atualização. Mas é preciso fazer algumas considerações que é preciso levar em consideração para que o seu início com o Windows 10 seja o mais satisfatório possível.

Esse post tem como objetivo ajudar você a preparar o seu PC para receber o Windows 10.

 

Atualização para o Windows 10 de graça

A primeira questão que surge na hora de atualizar o seu PC para o Windows 10 é se ele será um processo gratuito ou não. A resposta é ‘sim’, para os seguintes requisitos:

– Atualizar o Windows 10 durante o primeiro ano de vida do novo sistema operacional, a partir de uma versão com Windows 7 ou 8 com licença válida.
– Se você tem instalado o Windows 7 ou 8 mas não possui uma licença válida, só poderá atualizar gratuitamente se você fez parte do programa Windows Insider (não estão aceitando novos membros), e permanecer nele.

Se você não se encaixa em nenhum dos dois casos, terá que comprar uma licença do Windows 10. Simples assim.

 

Alguns conselhos para deixar o seu PC pronto

Ainda que sempre existe a possibilidade de instalar o Windows 10 do zero, com o novo Windows é mais lógico fazer uma instalação sobre uma versão anterior, se você não tem problemas mais sérios no seu computador nesse momento. Desse modo, você mantém a base do sistema, seus documentos e configurações. Logo, este é um bom momento para organizar seus documentos, além de eliminar programas e pastas (e outras coisas) que você não usa.

Para que tudo funcione bem, alguns conselhos devem ser considerados, começando por garantir que o seu PC tenha ao menos a configuração mínima recomendável. Se o seu computador roda o Windows 7 ou 8 com normalidade, você não deve ter problemas para receber o Windows 10.

Os requisitos gerais básicos são:

– Pelo menos um processador ou SoC de 1 GHz
– 1 GB de RAM na versão de 32 bits, ou 2 GB de RAM para a versão 64 bits
– Placa gráfica DirectX 9 ou posterior, com um controlador WDDM 1.0
– Resolução de tela de, pelo menos, 1024 x 600 pixels

 

1. Faça uma cópia de segurança

Antes de qualquer modificação importante no sistema operacional, faça uma cópia de segurança dos seus documentos, dados pessoais e arquivos que você não pode perder. Você não deve enfrentar problemas, mas a segurança nunca é de 100%. Logo, é melhor prevenir do que remediar.

 

2. Atualize tudo o que é atualizável, começando pelo próprio Windows

É imprescindível ter o seu sistema operacional atualizado e em dia antes de instalar o Windows 10. Vá até o Windows Update e baixe todas as atualizações propostas da Microsoft.

O mesmo deve ser feito com aplicativos, drivers ou base de dados do antivírus. Também convém revisar tudo com a opção Testar o meu PC (que vem com o aplicativo Get Windows 10), para verificar se o seu PC cumpre com os requisitos necessários, evitando assim conflitos gráficos.

 

3. Tenha certeza que você tem espaço disponível em seu PC

Parece algo meio óbvio, já que vamos ter que baixar o Windows 10 antes de instalar. Logo, certifique-se que você tem espaço livre suficiente no seu computador. Os requisitos mínimos para instalar a versão de 64 bits é de 20 GB, no mínimo. Se puder conseguir mais espaço, melhor.

 

4. Desinstale ou desative o antivírus

Ainda que você tenha atualizado tudo, o antivírus normalmente é um dos elementos que mais provocam dores de cabeça em uma instalação desse tipo. É melhor desabilitá-lo temporariamente. Também desabilite os periféricos que você não precisa, e os considerados acessórios você pode reconectar quando a instalação do Windows 10 estiver concluída.

 

5. Senta e espera

Salvo surpresas, você vai receber o Windows 10 nas melhores condições possíveis. Se você reservou a sua cópia no programa lançado pela Microsoft nas últimas semanas, quando a mesma estiver disponível, ela começa a ser baixada, e o sistema vai te avisar sobre o procedimento de instalação.

Como é habitual nos grandes lançamentos desse tipo, nos primeiros dias e até horas provavelmente serão lançadas atualizações de drivers, aplicativos e até o sistema operacional. Assim, se você for capaz de esperar alguns dias, você vai garantir uma transição para o Windows 10 ainda mais satisfatória.