google-play-logo

Um novo relatório publicado pela consultoria App Annie revela aboa saúde financeira da Google Play. A conclusão mais notável desse estudo interessa e muito aos desenvolvedores: os ingressos gerados pela loja da Google multiplicaram por 2.4 vezes, no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2013 e o primeiro trimestre de 2014.

Mais: esse crescimento é maior que o número de downloads (1.5 vezes), e os jogos em modo Freemium são os que mais cresceram em volume financeiro na loja.

De acordo com esses dados, a loja de apps e jogos Android já conta com um catálogo de 1.5 milhão de aplicativos, onde 90% das vendas na Google Play são provenientes dos jogos. Desses ingressos, 98% pertencem aos títulos que fazem uso do modelo Freemium (onde o jogo é gratuito, e você só paga pelos complementos e elementos adicionais).

Entre os países com maior crescimento de vendas se destaca o Japão, que manteve esse crescimento médio de 2.4 vezes. Nos Estados Unidos, o crescimento foi ainda maior (2.6 vezes), mas com ganhos que foram aproximadamente a metade do Japão. Coreia do Sul (1.9 vezes), Alemanha (3.5 vezes) e Reino Unidos (2.4 vezes) completam a lista dos cinco países de maior destaque.

O estudo da App Annie mostra que a popularidade dos smartphones e tablets Android são responsáveis diretos no aumento dos ingressos financeiros que os desenvolvedores conseguem com os seus aplicativos e – principalmente – jogos Android. E o futuro parece ser bastante promissor.

Via Venture Beat, App Annie