internet archive

 

O Internet Archive, site que atua como biblioteca digital dedicada à preservação de material multimídia e da web, prepara uma cópia de segurança no Canadá, como refúgio anti-Trump.

Muitos norte-americanos anunciaram seu desejo de mudar para o Canadá caso Donald Trump vencesse as eleições. O Internet Archive fará exatamente isso, diante da vigilância e restrições que podem impor o funcionamento da organização, sem receber os fundos que a respalda.

O fundador do site citou a perda das grandes bibliotecas ao longo da história, citando a mais famosa delas: Alexandria. Os motivos para isso foram catástrofes naturais, problemas legais ou regimes de diferentes espécies.

Entendendo que Donald Trump pode ser considerado uma espécie de “catástrofe humana”, os responsáveis pelo Internet Archive querem conservar o site e seus bens culturais “em segurança, com privacidade e acessível, de forma perpétua”.

Para isso, eles se preparam para maiores restrições no futuro, e a versão canadense será uma cópia de segurança completa do site principal.

Realizar e manter o backup de um site tão grande (com pelo menos 15 Pbytes/Petabytes) custará milhões de dólares, e por isso a organização (sem fins lucrativos) busca doações para tornar o projeto possível.

 

Via Internet Archive, Blog Internet Archive