650_1000_micromax

Temos aqui mais uma evidência que o reinado da Samsung no mercado mobile pode estar chegando ao fim. Na China, a Xiaomi já passou os coreanos. E na índia, a Micromax, fabricante local, superou a Samsung nas vendas do segundo trimestre de 2014.

A diferença é que enquanto na China a Xiaomi foi líder nas vendas de smartphones, a Micromax superou a Samsung somando todos os tipos de telefones móveis. Se falamos apenas dos smartphones a Samsung segue líder, com a Micromax na segunda posição, com um crescimento explícito. Todos os dados são do relatório apresentado pela CounterPoint.

A Micromax tem uma cota total do mercado mobile de 16.6% (13% no primeiro trimestre), enquanto que a Samsung ficou com 14.4%. A Nokia aparece na terceira posição, com 10.9%. No segmento de smartphones, a Samsung detém 25.3% do mercado, e a Micromax fica com 19.1%.

Resta saber qual será o cenário daqui a seis meses, quando novos modelos forem apresentados, e a iniciativa Android One chegar ao mercado. Lembrando: Micromax e Karbonn são parceiras da Google nessa empreitada. Sem falar que Lenovo, Xiaomi, Gionee ou Huawei também devem apresentar suas armas para o mercado de baixo custo.

650_1000_counterpoint-research-q2-2014-india-handset-market-shares1

Via CounterPoint