android

Você sabia que podem existir milhares de aplicativos Android que infectaram smartphones para coletar dados de todas as espécies nesse exato momento?

Foram detectados até três casos de apps que podem ser baixados a partir da Google Play, mas a ameaça é ainda maior quando instalamos aplicativos de fontes externas.

Um exemplo do que estou talando é o Soniac, um aplicativo no estilo do Telegram, que coletava dados e os enviava para servidores externos, sem prévio aviso aos usuários. Outros apps descobertos na Google Play foram o Hulk Messenger e o Troy Chat. Todos com o mesmo perfil, e todos derivados do SpyWare SonicSpy.

O modus operandi dos aplicativos é bem simples. O criador pode executar até 72 comandos diferentes, e o sintoma mais comum de sua ação era ver como o ícone do aplicativo desaparecia do desktop.

Em segundo plano, o aplicativo gravava conversas de áudio, coletando dados de nossos contatos e armazenando os chats de texto. Ao que parece, todos eles tinham sede no Irã.

A Lookout (empresa que descobriu o malware) indica que esses apps maliciosos tiveram um máximo de 5 mil downloads, e recomenda que os usuários façam todos os seus downloads de aplicativos via Google Play, que é onde existe um controle maior sobre os apps maliciosos.

Vale lembrar que o Android permite a instalação de software de terceiros sem precisar passar pela loja oficial de aplicativos. Basta baixar o arquivo com extensão APK no telefone e realizar a instalação. Também é recomendado não clicar em links de procedência duvidosa.

 

Via Lookout