ASUS Transformer 3 e ASUS Transformer 3 Pro

A ASUS apresentou na Computex 2016 os seus novos tablets conversíveis, nos modelos ASUS Transformer 3 e ASUS Transformer 3 Pro, que contam com especificações realmente destacáveis.

São dispositivos que chegam com a integração de microprocessadores Intel Core i7 (Skylake) em alguns modelos, além de receberem na configuração máxima até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento via SSD. As especificações (exceto pela ausência de gráficos dedicados) são quase próprias de uma workstation portátil.

 

ASUS Transformer 3

ASUS Transformer 3

O ASUS Transformer 3 é a versão mais ‘modesta’ desses tablets conversíveis. Se destaca por sua tela de 12.6 polegadas (3:2, 2880 x 1920 pixels), e pelas diferentes opções de configuração, que alcançam na sua configuração máxima o processador Core i7, 512 GB de SSD e 8 GB de RAM. Tanto o Transformer 3 como o Transformer 3 Pro contam com porta USB Type-C com interface Thunderbolt 3, e outra com interface USB 3.1 Gen 2, alto-falantes Harman Kardon, e no Transformer 3 (curiosamente não no modelo 3 Pro) um leitor de digitais na borda superior, compatível com a tecnologia Windows Hello.

O modelo pesa 695 gramas, com 6.8 mm de espessura (sem teclado). O teclado acoplável e retroiluminado tem uma espessura de 1.4 mm para as suas teclas, e conta com duas posições e quatro opções de cores. Na parte posterior do tablet, temos uma singular câmera com sensor de 13 MP.

 

ASUS Transformer 3 Pro

ASUS Transformer 3 Pro

O modelo mais ambicioso dessa renovada família de conversíveis da ASUS chega com uma espessura de 8,35 mm para uma tela de 12,6 polegadas, com a mesma resolução do Trnasformer 3. Aqui, o suporte integrado permite colocar o dispositivo em qualquer ângulo até 170º máximos, e o teclado acoplável é retroiluminado, com o mesmo intervalo de teclas de 1.4 mm e quatro opções de cores.

Nas conexões, além das duas portas USB-C para Thunderbolt 3 e USB 3.1 Gen 2 do modelo base, temos ainda portas USB 3.0 e HDMI adicionais. Também possui a câmera traseira de 13 MP e webcam frontal com suporte para Windows Hello para reconhecimento de íris para o início da seção do Windows 10.

Nos dois casos, temos uma série de acessórios que expande as opções dos equipamentos. A ASUS Pen é uma caneta com 1.024 níveis de pressão, e o ASUS Universal Dock oferece portas adicionais USB-C 3.1, USB 3.0, HDMI, VGA, RJ45 para redes Ethernet e leitor 3 em 1 para cartões SD.

 

ASUS Transformer Mini T102

ASUS Transformer Mini T102

Este é o conversível mais leve do mundo (segundo a ASUS). O ASUS Transformer Mini T102 pesa 790 gramas com o teclado acoplado (530 gramas no modo tablet), com espessura do teclado de 8,2 mm. O dispositivo possui uma tela de 10.1 polegadas, porta USB, WiFi 802.11 ac e bateria com autonomia prometida de até 11 horas.

Seu suporte permite o posicionamento mais flexível, e o teclado com trackpad conta com teclas com intervalo de 1,5 mm, com repouso de pulso integrado. O leitor de digitais permite a combinação dessa opção com o Windows Hello.

Não foram reveladas datas concretas de disponibilidade dos produtos em cada país, mas sabemos que o ASUS Transformer 3 vai custar a partir de US$ 799, enquanto que o ASUS Transformer 3 Pro tem preço inicial sugerido de US$ 999. Não há preço anunciado para o ASUS Transformer Mini.