AsteroidOS

O AsteroidOS é um sistema operacional em Open Source que pode ser instalado pelo próprio usuário, se apresentando assim como uma tentativa de oferecer um maior controle sobre o software a ser executado nos smartwatches. O mesmo se apresenta como uma alternativa ao Android Wear.

Por enquanto, o AsteroidOS ainda tem uma funcionalidade limitada, mas já pode ser instalado no LG G Watch original. Por enquanto, ele oferece suporte parcial ao Bluetooth e só incorpora alguns aplicativos destinados a cumprir as funções básicas, ou seja, estamos diante de um software que ainda atrai mais aos desenvolvedores do que aos usuários. Os empreendedores do projeto estão buscando pessoas que ajudem a melhorar o sistema em todos os níveis.

O AsteroidOS tem compatibilidade com os smartwatches Android Wear com a ajuda do libhybrids. Por outro lado, a interface e o SDK adota o OpenEmbedded, Qt 5 e QML.

Enquanto o mercado de smartphones se mostra por meses mais fechado, os wearables e outros dispositivos como as smart TVs abriram a porta para muitos sistemas operacionais alternativos, como Tizen, Firefox OS e webOS. Por outro lado, ainda é difícil ganhar dinheiro com o Android, de modo que o AsteroidOS consegue chamar a atenção, e quem sabe algum fabricante decide apoiar o projeto com o objetivo de comprovar se tem opções de obter maiores lucros com uma solução alternativa.

Via Liliputing