microsoft-edge

A Microsoft publicou um vídeo que revisa as principais características do seu novo navegador web, o Microsoft Edge. A versão final do software estreia no lançamento do Windows 10.

O navegador marca uma mudança de rumo completa diante do Internet Explorer, com o desenvolvimento de uma linha independente, mas ainda teremos que conviver com o navegador antigo, por motivos de compatibilidade. O Edge conta com um novo motor de renderização e uma interface que aposta no minimalismo em sua máxima expressão, seguindo a tendência desse tipo de aplicativos e colocando o software em dia em relação ao Chrome ou o Firefox.

Além de uma melhoria notável no desempenho, o Microsoft Edge é o navegador mais compatível com os padrões web da história da Microsoft. Seu desenvolvimento abandona duas formas de estender as funções do Internet Explorer, o ActiveX e o Browser Helper Objects, que serão descontinuados.

Ou seja, nada de plugins, barras de ferramentas, Java ou Silverligh, mas sim o suporte ao Flash e a renderização de arquivos PDF. A Microsoft planeja utilizar extensões construídas com HTML e JavaScript, ainda que essa característica não esteja disponível logo de cara.

Vídeo a seguir.