iphoneprototype1

Acreditem, se quiser: esse que você vê acima é o primeiro protótipo do primeiro iPhone (o de 2007). Tá, eu sei que já mostramos vários protótipos de iPhones que apareceram no eBay, em documentos judiciais ou em fotos que vazaram na internet. E a maioria deles se aproximavam do modelo do smartphone da Apple que conhecemos hoje. Ou de, pelo menos, um smartphone convencional. E não um… computador!?!

Fato é que vimos muitos protótipos ao longo dos anos, mas dificilmente vimos os protótipos iniciais da Apple (ou de qualquer outra empresa), que podem ser muito diferentes da versão final do produto. O pessoal do site Ars Technica recebeu fotos enviadas por um ex-funcionário da Apple, que supostamente são do primeiro protótipo do primeiro iPhone. Segundo a fonte, a Apple trabalhava em diferentes projetos de eletrônicos de consumo no começo dos anos 2000, até que em 2005 eles optaram por desenvolver o seu smartphone, e essas são as fotos do primeiro protótipo.

iphoneprototype2

Como esperado, a fonte não quis se identificar, com receio de uma possível retaliação da Apple. Porém, o site Ars Technica informa que é uma fonte “muito confiável”, o que deve garantir a autenticidade das imagens. Como podemos ver nas imagens, o protótipo contava com um grande número de portas de comunicação que estamos acostumados a ver em computadores, como portas Ethernet, USB e porta serial. É evidente que a Apple nunca teve a intensão de colocar todas essas portas no produto final, e a fonte afirma que essas portas foram adicionadas no protótipo apenas com o objetivo de tornar o trabalho no dispositivo algo mais prático para os desenvolvedores. Mesmo assim, “na época, ninguém sabia o que o dispositivo final seria”, enfatiza a fonte, destacando a natureza de constante mudança no processo de desenvolvimento de produtos da Apple.

iphoneprototype3

O protótipo também se destaca pelo seu tamanho. Conta com aproximadamente 5 x 7 polegadas de tamanho e 2 cm de espessura. Ele pode parecer grande para os padrões atuais, mas na época, era considerado algo impressionante rodar o Mac OS X em um produto com dimensões tão diminutas. Isso também prova que a Apple tinha já em mente oferecer um produto de alta qualidade e, principalmente, integrado em todos os sentidos (hardware + software), algo que é a marca registrada da empresa.

iphoneprototype4

O chip ARM parece ser uma variante do processador Samsung S3C2410, que segundo o editor do Ars Technica, Andrew Cunningham, “é um parente distante do processador presente no primeiro iPhone, porém mais velho e mais lento”. O processador da foto acima tem um clock de 200-233 MHz, enquanto que o primeiro iPhone possui um processador de 620 MHz, com underclock para 412 MHz. Além disso, o processador do protótipo é um chip ARM9, enquanto que o iPhone original conta com um chip ARM11, mas como bem sabemos, a Apple optou por um processador ARM da Samsung.

iphoneprototype5

Esse pode ser apenas mais um protótipo da Apple que vaza na web, de tantos outros que já vimos nos últimos anos. Porém, esse é um dos mais inusitados que pude registrar aqui no TargetHD. Ao mesmo tempo, é um dos mais fascinantes, por ser um registro histórico do nascimento de um dos produtos mais importantes da história da tecnologia.