650_1000_lapka_google_project_ara-2.0.0-1

Na semana passada, a Google mostrou um pouco mais sobre o Project Ara, e que os primeiros dispositivos seriam comercializados em Porto Rico, no final de 2015. Hoje, apresentamos novidades relacionadas com a fabricante de componentes Lapka, empresa diretamente relacionada com a área de saúde.

A Lapka é muito conhecida no mundo da tecnologia pelo desenvolvimento de hardware e sensores que monitorizam constantes vitais e ambientais, cuidando especialmente do design. Ou seja, nada a ver com câmeras ou conectividade adicional, um dos principais focos do Project Ara nos componentes.

Seus módulos se apresentam com uma aparência muito chamativa, ao menos na sua versão conceitual, escondendo uma grande variedade de sensores, alguns deles difíceis de se imaginar em um smartphone hoje, mas que podem ser muito úteis.

650_1000_lapka_google_project_ara_flat1

Em 2012, eles apresentaram um dispositivo conhecido como Personal Environment Monitor (PEM), que era concebido como um produto modular que precisava de um smartphone para apresentar os resultados. Ele é capaz de medir a radiação (móvel, WiFi), temperatura, níveis de nitrato dos alimentos, campos eletromagnéticos, umidade e do ambiente.

Seu último produto é uma espécie de bafômetro, que também precisa de um smartphone como janela de informações. Todos esses avanços alcançados pela Lapka, que por sua vez quer levar tudo isso ao Project Ara no formato de módulos.

650_1000_lapka_google_project_ara_breathalyzer-1

Apesar de ser uma iniciativa da Lapka, a empresa trabalha ao lado da Google para criar seus módulos. Nas imagens no final do post, é possível ver o design de muitos desses módulos, entre eles um monitor de dióxido de carbono, um quantificador da qualidade do ar, um medidor de glicemia e um sensor de ritmo cardíaco.

O design de módulos muito específicos é o que pode dar sentido ao Project Ara, indo além de montar smartphones que rivalizem em desempenho com os modelos disponíveis no mercado. Também são esperados sensores de luz ambiente especiais (UV), e um módulo batizado como ‘Soul’, que ninguém sabe direito para quê serve.

Por fim, o pessoal da Lapka vê no Project Ara uma plataforma espetacular para montar estações meteorológicas móveis, ferramentas para médicos e laboratórios móveis. Veremos até onde essas promessas chegam.

lapka_google_project_ara_air_quality-2 lapka_google_project_ara_co2-1 lapka_google_project_ara_ekg-1 lapka_google_project_ara_flat1-copy-660x495 lapka_google_project_ara_flat2 lapka_google_project_ara_glucose_test-1 lapka_google_project_ara_lux-1 lapka_google_project_ara_soul-12 (1) main_explorer.0 main_night_out.0