panasonic-invisible-tv

 

A Panasonic está exibindo sua TV invisível na feira japonesa CEATEC. E entrega um resultado muito interessante.

Quando ligada, funciona como uma TV normal. Quando desligada, é tão transparente como um cristal, permitindo que a gente veja através dela.

As telas de TV melhoraram com o passar do tempo, mas sem inovações muito relevantes como as telas OLED curvadas e/ou enroláveis. Hoje, temos telas com resoluções 4K ou 8K por um preço que a maioria dos mortais não pode pagar.

 

panasonic-transparent-tv

 

A TV invisível da Panasonic é descrita como “o futuro das telas de visualização”, e é a mais inovadora que vimos até agora. Apesar da empresa não revelar qual é a tecnologia utilizada (para não dar o ouro para os competidores), comenta-se que seria uma malha fina incrustada em uma tela de vidro.

 

 

Uma tela OLED em uma tela de vidro

 

panasonic-transparent-invisible-tv

 

Obviamente, sua tela é OLED, tecnologia baseada em diodos orgânicos de emissão de luz que substituirão no futuro as telas de cristal líquido (LCD), e não apenas nas telas de visualização, mas em vários outros produtos, como tablets, smartphones, wearables ou notebooks.

A Panasonic apresentou esta tecnologia na CES 2016 de Las Vegas em janeiro, mas os engenheiros da empresa afirmam que a última versão da sua TV invisível será ainda mais transparente quando desligada, e mais brilhante quando ligada. Apesar dos progressos, não chegarão ao mercado dentro de três anos ou mais.