Kinect-para-PC-v2

O Kinect nos videogames teve um momento de relativo sucesso, porém, quando a Microsoft decidiu levá-lo para os PCs, o sucesso foi um pouco maior, já que surgiram projetos interessantes fora do contexto do entretenimento. A nova versão do Kinect para PCs vem com algumas melhorias que devem oferecer aos desenvolvedores soluções mais complexas, e para os usuários, aplicativos mais úteis.

A nova versão do Kinect para PC conta com uma câmera com resolução de 1080p, sensores mais complexos e precisos para um maior reconhecimento e monitoramento esquelético, além de um maior campo de visão e a possibilidade de acompanhar o movimento dos dedos do usuário. O sensor Kinect já é utilizado em áreas da saúde, arte e entretenimento, e as melhoras adicionadas pela Microsoft se baseiam nas necessidades da comunidade de desenvolvedores, de modo que as novas funções podem oferecer projetos ainda mais interessantes do que os atuais.

O novo Kinect para PC está completamente separado da marca Xbox, ou ao menos é isso que o vídeo no final do post mostra, sem nenhuma indicação do console ou do seu logotipo. A Microsoft convida os desenvolvedores a publicar os aplicativos criados na Windows Store, para que todos possam ter acesso às inovações e vantagens oferecidas pelo uso do sensor no dia a dia dos usuários.

É importante mencionar que o preço de US$ 199 do Kinect para PC cobre apenas o hardware. As licenças de software são necessárias para acessar a plataforma na íntegra, e essas licenças são pagas. O sensor opera com um hub que conecta o sensor ao PC, através de uma porta USB 3.0, além de permitir a conexão do dispositivo na rede elétrica.

A Microsoft garante que o processo de atualização será liberado gradualmente. No começo, serão enviados os sensores encomendados previamente no mês de julho, assim como a nova versão do SDK, que permitirá a utilização de todas as novas características do Kinect para o PC.