cortana-windows-phone

Faz um bom tempo que sabemos que a Microsoft está preparando um assistente de voz para substituir o Bing como centro das buscas no Windows Phone. O seu nome, Cortana, é uma clara referência à célebre saga de jogos Halo, e agora, temos imagens capturadas de sua aparência.

As imagens foram publicadas pelo site The Verge, que citam como fontes “pessoas próximas ao desenvolvimento do serviço”. As imagens permitem a confirmação que a Microsoft não vai utilizar a imagem do personagem do videogame, mas sim um simples ícone circular animado.

cortana

Tudo lembra muito tanto o Siri, o assistente de voz do iOS, como o Google Now, proposta integrada ao Android a algum tempo. A Cortana vai oferecer a possibilidade de realizar buscas de voz, aprender nossas buscas e até como utilizamos o nosso smartphone.

Essa proposta, que estará presente no Windows Phone 8.1, se assemelha muito ao Google Now, já que o Cortana vai consultar nossos e-mails (por exemplo) para responder de forma relevante as nossas perguntas sobre todos esses dados armazenados no smartphone (ou na nuvem), nos momentos onde queremos acessar tais dados de forma mais simples e direta.

Também será possível personalizar as saudações, alertas, sugestões e qualquer tipo de notificações, além de indexar os seus e-mails para colher informações importantes (como horário de voos, compromissos, reuniões, etc), e tudo isso sem perder a segurança como foco principal.

Por enquanto, ainda não sabemos se o catálogo de serviços do Cortana guarda mais algumas surpresas – acredito que sim, e que veremos tais surpresas conforme os vazamentos forem acontecendo. Também não será surpresa se mais alguém acabar revelando novidades sobre o assistente antes da BUILD Conference da Microsoft.

De qualquer forma, vamos ficar de olho nas próximas semanas.

Via The Verge