Algo que ainda não tem uma resposta convincente: por que a tecnologia NFC não é mais usada como fechaduras eletrônicas, principalmente nos smartphones BlackBerry. Considerando que a RIM é ainda o fabricante que mais agrada aos usuários corporativos, deixar de lado algo tão comum como a abertura eletrônica de portas é um descuido importante, que eles estão dispostos a corrigir a partir de agora.

O fabricante canadense fechou um acordo para integrar a tecnologia NFC da empresa sueca Assa Abloy, nos modelos BlackBerry 9900 e 9930, permitindo aos usuários dos telefones empresariais entrarem em seus escritórios sem a necessidade de usar chaves ou cartões, e sim, apenas o seu telefone, evitando assim de ter que carregar um cartão de identificação NFC para todo lugar. Obviamente, essa tecnologia pode ser adaptada para fechaduras domésticas e edifícios residenciais.

Esta é a primeira vez que a Assa Abloy integra o seu sistema NFC em um dispositivo móvel, e provavelmente, não será a última, já que a empresa indicou que o seu acordo com a RIM não é exclusivo.

via NPR.org