galaxy-s4-topo

As vendas globais do Samsung Galaxy S4 caíram para cinco milhões de unidades em agosto de 2013, depois de alcançar a marca de sete milhões e junho. Quem informa é a empresa de pesquisa de mercado CounterPoint Research. As vendas foram mais baixas do que o esperado, mas por causa da sua numerosa linha de smartphones Galaxy, a Samsung foi a única fabricante que apresentou crescimento no volume total de vendas em relação ao mês anterior.

Em segundo lugar (na lista dos 10 smartphones mais vendidos), temos o iPhone 5, nas versões de 16 e 32 GB de armazenamento, combinadas. O Nokia Asha 501 ficou com o terceiro lugar, seguido (nessa ordem) pelo Galaxy Note 2, Galaxy S3 mini, Galaxy S3 e Galaxy S4 (em sua variante), todos da Samsung. Os modelos Nokia Asha 205 e Nokia 105 completam a lista.

Segundo o diretor da CounterPoint, Peter Richadson, os telefones da linha Asha entraram na lista porque a marca Nokia ainda é muito forte em vários mercados emergentes, e contam com um rápido crescimento nas vendas. A Índia, por exemplo, representa uma boa fatia das vendas de dispositivos móveis em todo o planeta.

É claro que os modelos da linha Asha sofrem pressão constante dos dispositivos Android de baixo custo, principalmente de fabricanes locais, e essa pressão segue aumentando conforme a queda de preço dos modelos Android. Porém, a Nokia foi muito agressiva com os preços dos seus produtos no mês de agosto em alguns mercados (incluindo o Brasil), o que justifica a sua presença na lista.

Sobre a queda de venda do Galaxy S4, a CounterPoint informa que um dos motivos é a aproximação do período de vendas de Natal, onde os usuários naturalmente desaceleram as compras, esperando por promoções. Por conta disso, eles esperam que a Samsung registre um aumento de 80% nas vendas do S4 em relação às vendas do S3, no mesmo período do ano passado.

Via CNET