idc-smartphones-2013

Tanto IDC como a Strategy Analytics apresentaram os seus relatórios sobre o mercado da telefonia móvel em 2013, e apesar de apresentarem números diferentes, ambos estão de acordo com uma coisa: as vendas dispararam.

A IDC informa que em 2013, mais 1 bilhão de telefones móveis foram vendidos, enquanto que a Strategy Analytics afirma que o número ficou na casa dos 990 milhões. De qualquer forma, o mercado cresceu em apenas um ano cerca de 40%. Entre os fabricantes, a Samsung conta hoje com uma cota de mercado global de 31.3%. A Apple segue com a segunda posição, com 15.3%, seguida de perto pelos grandes rivais chineses, que competem cabeça a cabeça com a gigante de Cupertino no país asiático.

idc-smartphones-q4-2013

Quando as análises se centram nas vendas do último trimestre de 2013, tanto Samsung como Apple mantiveram as suas respectivas posições, mas sem registrar o mesmo crescimento do mercado como um todo. Quem mais se aproveitou do momento positivo foram empresas como Huawei, LG e Lenovo, com grandes taxas de crescimento.

Por fim, a IDC sugere que os mercados da Índia e da China serão muito relevantes no futuro a curto prazo em suas cotas de mercado, e que os fabricantes centrados em modelos top de linha (principalmente Samsung e Apple) terão muito a perder.

Via IDC, Stategy Analytics