Smartphones com câmera dupla estão na moda, mas onde os dois sensores fotográficos podem melhorar a qualidade final das imagens capturadas?

É sempre importante ter em mente é que, mesmo diferentes, esses sensores fotográficos se complementam. O sensor principal funciona como uma câmera normal, capturando as imagens coloridas com o máximo de qualidade. O segundo sensor adiciona todos os elementos que não podem ser capturados com o primeiro, especialmente no que se refere à profundidade de campo. A combinação das duas imagens é feita digitalmente pelo aplicativo de câmera.

Embora as configurações de câmera dupla pareçam iguais, cada fabricante trabalha de um jeito para obter a foto perfeita.

A perspectiva

Graças ao segundo sensor, as distâncias são analisadas da melhor forma, e assim é possível obter uma imagem quase tridimensional.

O efeito bokeh

É um dos que mais agrada aos usuários, e só é possível pelo conteúdo adicional capturado pelo segundo sensor, melhorando a qualidade da imagem e lidando com as áreas fora da focagem. Assim, destacamos a pessoa em primeiro plano e desfocamos tudo ao redor.

 

Melhores condições com baixa luminosidade

O sensor adicional captura todos os detalhes e a iluminação é adicionada em um momento posterior. Em alguns casos, o resultado final não entrega a melhor qualidade possível. Mesmo assim, é sempre melhor do que utilizar apenas uma câmera.

 

Zoom com a perda mínima de qualidade

Isso depende do tipo de câmera secundária, mas na maioria dos casos a configuração da câmera dupla entrega uma maior capacidade de zoom e uma maior qualidade. Um zoom ótico de 2x permite aproximar objetos sem (grande) perda de qualidade.