dois monitores

É comum ver usuários de PC que, para otimizar suas atividades, utiliza dois monitores no lugar de um, principalmente quando esse computador é um portátil.

Nesse post, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com dois monitores.

A primeira grande vantagem do uso de dois monitores é bem óbvia: o aumento da produtividade.

O computador possui (em via de regra) um sistema multitarefa, e utilizar mais de uma tela permite que você deixe ativa mais de uma tarefa ou atividade. Um monitor mostra as atividades com menor interação, e o outro mostra o trabalho em estado mais bruto.

Ter todas as informações que precisamos em uma tela e o elemento criativo em outra faz com que o nosso trabalho seja realizado mais rápido e melhor.

A resolução de tela é importante. Logo, procure trabalhar com monitores com resoluções similares. Leve em consideração a utilidade real de cada um desses monitores.

Trabalhar em um notebook nos obriga constantemente a inclinar a cabeça para baixo, independente do tamanho e da resolução da tela. O notebook é ótimo para viagens, mas nem sempre para o trabalhe em escritório.

Por isso, é recomendável uma base para deixar a tela do notebook a uma altura que evite que você incline a cabeça para baixo, colocando o mesmo na altura de outro monitor externo de maior tamanho.

Isso vai ajudar na sua saúde e produtividade, já que a maioria dos notebooks contam com telas de 15 polegadas, dificultando e muito a multitarefa ou várias janelas ativas.

Além disso, aproveite as portas HDMI e variantes dos notebooks, pois ao conectar um monitor externo você pode melhorar e muito o modo que cada conteúdo trabalha, principalmente para quem não pode abrir mão de um notebook ou dispositivo portátil para trabalhar.

Você pode estender a área de trabalho atual ou gerar uma segunda área de trabalho, ou até configurar o monitor para que ele sirva de espelho para o seu notebook.

Porém, recomendamos a opção de monitor estendido, e colocando a tela do notebook ao lado do segundo monitor permite uma alternância rápida do mouse nos dois monitores, além das janelas ativas, aproveitando melhor a sua área de trabalho.

O fundamental mesmo é manter os monitores na mesma altura, onde um simples giro de pescoço ou de olhar permite o acesso rápido à informação de cada tela.

Cada usuário deve avaliar por si se realmente a sua produtividade aumenta com o uso de dois monitores. Algumas pessoas ficam mais improdutivas quando contam com mais informação.

Por isso, leve em consideração se você vai realizar uma tarefa repetitiva ou pouco criativa. Se sim, uma tela grande é o ideal. Se você precisa de multitarefa/multijanelas ou de ambientes criativos, considere as possibilidades oferecidas por dois monitores.