Windows-10

O que seria do Windows se ele não tivesse múltiplas versões? Pois bem, a Microsoft anunciou as versões do Windows 10 que estarão disponíveis no meio de 2015 em 190 países e 111 idiomas.

Como nas versões anteriores do sistema operacional, a Microsoft vai oferecer várias edições (SKUs) do Windows 10, que devem se adaptar em diferentes famílias de dispositivos e aplicativos. Essas diferentes edições devem atender as necessidades específicas dos clientes, indo do consumidor final e usuário casual até as grandes empresas.

As sete edições do Windows 10 são:

– Windows 10 Home: centrada no consumidor final, oferece uma experiência familiar e pessoal para PCs e tablets 2 em 1. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano do seu lançamento) para os clientes com licenças do Windows 7 e Windows 8.1. Não foi anunciada a versão reatil, nem o seu preço.

– Windows 10 Mobile: pensado nos dispositivos menores, móveis e com tela sensível ao toque, como smartphones, tablets e pequenos eletrônicos. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano do seu lançamento) para os clientes com licença do Windows Phone 8.1.

– Windows 10 Pro: edição para PCs e tablets 2 em 1, é baseada na edição Home mas com características adicionais para atender as necessidades das pequenas empresas. É a versão que é oferecida para testes no programa Insider. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano do seu lançamento) para os clientes com licenças Windows 7 e Windows 8.1. Não foi anunciada a versão retail nem o seu preço.

– Windows 10 Enterprise: baseada no Windows 10 Pro, adiciona características avançadas e pensadas para satisfazer a demanda das organizações de médio e grande porte.

– Windows 10 Education: baseada no Windows 10 Enterprise, foi desenvolvida para satisfazer as necessidades do setor educacional – pessoal, administradores, professores e estudantes. Esta versão estará disponível através de licenças por volume para o ambiente acadêmico.

– Windows 10 Mobile Enterprise: pensado nos clientes corporativos para smartphones e tablets. Estará disponível nas licenças por volume.

Além das edições listadas acima, a Microsoft vai oferecer versões específicas baseadas no Windows 10 Enterprise e Windows 10 Mobile Enterprise para caixas automáticos, pontos de venda, terminais de auto atendimento, robótica industrial, gateways e Internet das Coisas.

Uma lista das versões do Windows 10 mais definida estará disponível a partir do mês de junho. A Microsoft segue lembrando o conceito por baixo do que eles criaram: o Windows como um serviço. Isso indica que nem todas as características do sistema apresentadas podem estar disponíveis no ato do lançamento, ainda que a atualização das melhorias, novidades e segurança serão entregues no dia a dia, atualizando o sistema quando elas estiverem disponíveis.

Via Windows Blog