Android6_ROM_alternativas

As ROMs personalizadas contam com uma série de vantagens em relação às versões oficiais dos fabricantes. Uma delas é a possibilidade de atualização que nem todos os fabricantes oferecem ou não o fazem em um prazo de tempo razoável. Isso pode manter em dia os dispositivos e evitar a fragmentação da plataforma.

Essa é uma grande vantagem do Android em relação a outras plataformas, aproveitando as possibilidades do software de código aberto, permitindo aos desenvolvedores adicionar funções e construir as suas próprias versões do sistema operacional.

Além disso, podemos substituir a interface de usuário do fabricante, remover o bloatware instalado, utilizar kernels especializados em maior desempenho ou autonomia adicionar recursos complementares e contar com uma maior flexibilidade de personalização.

 

ROMs personalizadas do Android 6.0

A oferta é muito ampla, com um suporte para vários dispositivos diferentes. O xda-developers é o maior e o melhor portal dedicado ao tema, e tem uma ampla quantidade de recursos com tudo o que é necessário para instalar as imagens do sistema.

Sua instalação requer (na maioria dos casos) o root do dispositivo para obter privilégios de administrador, o desbloqueio do carregador de arranque e um Flash Recovery, para instalar a EOM personalizada Android e outras funções. O processo é muito similar para todos os dispositivos, e é mais simples do que pode parecer. Além das ROMs, os desenvolvedores oferecem ferramentas e manuais de uso, além das atualizações via OTA.

Esse post destaca as seis ROMs mais interessantes baseadas no Android 6,0 Marshmallow e versões para diferentes smartphones.

 

CyanogenMod 13

A ROM alternativa mais popular do mercado. Ativa desde 20o8, oferece um ecossistema próprio, com ícones e temas personalizados, launcher, aplicativos nativos, e outros ajustes próprios. Seu suporte é excelente, com versões estáveis e em fase de testes, que se atualizam rapidamente. É compatível com uma grande quantidade de smartphones e tablets Android (a lista completa de dispositivos compatíveis está nesse link).

Resurrection Remix

Não tem tanto suporte como o CyanogenMOd, mas oferece grande qualidade, tanto nas versões stock como as personalizadas sobre as mesmas interfaces dos fabricantes. Inclui as melhores características das outras ROMs, algo comum nesses projetos. Uma vez instalada, ela será atualizada via OTA de modo muito simples. Para mais informações, acesse a página oficial, assim como os dispositivos suportados nesse link.

Dirty Unicorns

A mais popular depois da CyanogenMod, com suporte para múltiplos dispositivos, incluindo o tablet Pixel C. A versão Android 6.0 inclui características próprias como Fling, para navegar a partir de gestos, uma SmartBar com sobreposição adaptável para a barra de navegação padrão, ou uma ferramenta para mudar a aparência de um aplicativo baseado em um tema pré-selecionado. Para mais informações, acesse a página da ROM na web.

OmniROM

Criada por um grupo de desenvolvedores que ficaram desiludidos com a entrada de empresas de capital de risco na CyanogenMod, é talvez a ROM que suporta um maior número de smartphones diferentes, ainda que a versão Android 6.0 Marshmallow não tenha alcançado todos eles. Como muitas das ROMs alternativas, oferece as Google Apps separadamente, para que o usuário receba uma experiência completa ou mínima dos serviços Google.

crDROID

Baseada na CyanogenMod, mas inclui algumas das melhores características de outras ROMs. Oferece uma flexibilidade excepcional, apesar de não se atualizar tanto como as anteriores. A sua página na web oferece mais informações sobre os modelos suportados e as imagens correspondentes.

Cataclysm

Uma ROM com grande potencial, com novas características como tela de bloqueio avançada, estatísticas rápidas do sistema, gestão de permissões ou uma função de rádio inteligente que altera automaticamente o modo de potência do rádio em função da conectividade disponível. A má notícia é que só é compatível para dispositivos Nexus.

Estes são apenas alguns exemplos. Há muito mais ROMs personalizadas do Android que merecem destaque:

Estas seis solo son una muestra porque hay muchas más ROM personalizadas Android entre las que podemos destacar:

Slim ROM
Carbon ROM
AOSB (Android Open Source Bam project)
MIUI
Paranoid
PAC-ROM
AOKP (Android Open Kang Project)

Sem falar nas demais disponíveis no xda-developers.