Microsoft Office

 

Fato: o Microsoft Office é o melhor pacote de escritório informático do mercado. Mas não é o único. E também não é perfeito: exige determinada compatibilidade para rodar, e essa compatibilidade responde prioritariamente pelo nome Windows.

Mas dependendo do grau de dependência do usuário e da complexidade do tipo de documentos que ele trabalha, as soluções hoje disponíveis no Linux são muito competentes.

Nesse post, compilamos as principais opções disponíveis  para Linux que se aproximam muito do Office. Não confundir com os melhores aplicativos de escritório para o Linux, pois nem todos oferecem compatibilidade com os documentos do Microsoft Office, e esse é o nosso objetivo principal com esse post.

 

LibreOffice

Zero de originalidade, mas é a principal alternativa Open Source. O LibreOffice pode não ser a melhor para trabalhar com os formatos do Microsoft Office, mas em muitos casos outra não fará falta. Sua compatibilidade melhorou muito ao longo dos anos. Vale a pena o teste.

 

ONLYOFFICE

Reconvertida recentemente ao modelo de desenvolvimento Open Source, o ONLYOFFICE é focado na nuvem e da instalação em servidor próprio, mas também conta com aplicativos de escritório compatíveis com os formatos da Microsoft, além de contar com um design muito agradável.

 

WPS Office

Esse clone chinês do Microsoft Office chegou para o Linux, mas pouco tem pouco de código aberto e segue em versão alfa. Oferece uma compatibilidade enorme com o pacote da Microsoft. O WPS Office pode quebrar o galho de muita gente.

Google Docs

Todo na nuvem e compatível para os usuários do Linux. É uma solução completa, compatível tanto com o Microsoft Ofice como com o LibreOffice/ODF. O Google Docs não é tão potente quanto as soluções citadas até agora, mas pela onipresença vale a pena ser mencionado. Pode ser acessado em sua página própria, pelo Google Drive ou com extensão no Chrome Web Store.

 

 

Office Online e Microsoft Office

 

Por fim, os aplicativos oficiais da Microsoft são os que melhor oferecem compatibilidade com os seus correspondentes softwares. Duas são as possibilidades:

 

Office Online

A primeira e mais interessante, pois usa a suite na nuvem da Microsoft. O Office Online não é tão potente como a versão para desktop, mas é a que mais se aproxima: Word, Excel, PowerPoint, OneNote… tudo a partir do navegador, além do Outlook e do OneDrive.

 

Microsoft Office

É o bom e velho Microsoft Office que sempre conhecemos, com alguns poréns. Você pode instalar o Office do Windows no Linux via Vine, mas não espere um funcionamento pleno. A versão mais recente a obter suporte é o Microsoft Office 2013 com Vine 2.0.

 

Por fim, a melhor forma de usar o Microsoft Office é mesmo com o Windows. Por outro lado, as opções com Linux melhoraram muito nos últimos anos.