Stephen Hawking deixou esse mundo aos 76 anos. Seu legado para a ciência e o desenvolvimento da Humanidade são enormes e memoráveis. Dentro desse tema, lembramos algumas de suas frases mais célebres.

 

“Se perguntar o que havia antes do Big Bang é como se perguntar o que há ao norte do polo norte.”

“Devemos compreender o começo do universo a partir de bases científicas. Pode ser uma tarefa que vai além das nossas capacidades, mas ao menos devemos tentar.”

“O perigo radicado no nosso poder para danificar ou destruir o meio ambiente, ou algo próximo, aumenta em uma velocidade muito maior do que nossa sabedoria no uso desse poder.”

“Einstein se equivocava dizendo que ‘Deus não joga os dados com o universo.’ Considerando as hipóteses dos buracos negros, Deus não só joga os dados com o universo: às vezes ele joga onde não podemos vê-los.”

“Dado que existe uma lei como a da gravidade, o universo podia criar-se a si mesmo do nada, e assim aconteceu. A criação espontânea é a razão da existência de algo, no lugar do nada, de que o universo exista, de que nós existimos. Não é necessário invocar a Deus para que acenda a chama e coloque o universo em funcionamento.”

“Só somos uma raça de macacos avançados em um planeta menor que uma estrela média. Mas podemos entender o universo. Isso nos torna muito especiais.”

“Não se pode discutir com um teorema matemático.”

“As pessoas tranquilas e silenciosas são as que contam com as mentes mais fortes e ruidosas.”

“Nossa única possibilidade de sobreviver a longo prazo é expandir-se até o espaço. As respostas para essas perguntas demonstram que fizemos um grande progresso nos últimos 100 anos, ma se desejamos seguir muito além dos próximos 100 anos. O futuro está no espaço. É por isso que sou a favor dos voos espaciais.”

“Se os extraterrestres nos visitarem, vai acontecer o mesmo que quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, e nada deu muito certo para os nativos americanos.”

“Não tenho medo da morte, mas eu não tenho pressa em morrer. Tenho tantas coisas que quero fazer antes.”

“A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.”