camera-traseira

A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) decretou que todos os carros com menos de 4.500 quilos deverão levar câmeras traseiras de vídeo para circularem no país.

A medida entra em vigor em maio de 2018, o que dá um bom tempo para os norte-americanos adaptarem seus veículos, ou comprar um novo que já conte com esse sistema. Hoje, muitos fabricantes já oferecem retrovisores eletrônicos, mas ainda é muito diferente de ser ser um serviço universal. Também existem alternativas de terceiros para instalar um sistema de câmeras em veículos que não possuem tal recurso.

A medida pode parecer radical, mas na prática, a NHTSA vem propondo a sua entrada em vigor desde 2011. A cada ano, apenas nos EUA, 15 pessoas morrem e outras 15 mil terminam feridas em atropelamentos ou batidas onde um dos veículos seguia de marcha ré. As câmeras autorizadas pretendem reduzir esses números, facilitando a vida do condutor, que passará a contar com um campo de visão de três metros de distância por seis de largura.

Via NHTSA, The Verge