câmeras-flickr

O Flickr nasceu como uma rede social para os fotógrafos, tanto para os fãs de fotografia como para os profissionais. Nasceu em 2004, ano que as câmeras para os smartphones não serviam para muita coisa, e os reis da fotografia eram as câmeras reflex, compactas ou bridge. Mas a tendência mudou ao longo do tempo, e além do quase desaparecimento das câmeras digitais compactas, os smartphones superam a algum tempo as câmeras reflex no volume de fotos enviadas para o serviço.

O Flickr oferece estatísticas dos dispositivos mais utilizados pelos usuários, o que permite ter uma ideia de como o mercado está. O fabricante mais utilizado é a Apple, com os seus iPhones, sendo que os modelos iPhone 5 e 5s como os mais populares. São 19 modelos de dispositivos da Apple (iPhones, iPad e até iPod Tocuch) na lista.

câmeras-flickr-01

Na sequência vem a Canon, com 238 dispositivos, incluindo câmeras DSLR que ocupa a imensa maioria dos envios, mas também as câmeras sem espelho e as compactas. Na terceira posição está a Samsung, que também tem algumas câmeras digitais na lista, mas que tem um grande número de smartphones da linha Galaxy.

Fora do pódio está a Nikon, com 30 câmeras reflex e uma solitária compacta Coolpix. A Sony ficou na quinta posição e, apesar de ter destaque com os smartphones, também se evidencia com as linhas fotográficas. Mesmo assim, sua linha Xperia Z (Z1, Z2 e Z3 ocupam as três primeiras posições em seu respectivo ranking, para depois aparecer a Sony A600. A Sony é quem oferece uma maior diversidade de produtos entre os cinco fabricantes mais utilizados.

câmeras-flickr-02

Marcas como HTC, Motorola, LG ou Nokia estão em sexto, sétimo, décimo primeiro e décimo terceiro lugar, respectivamente, se alternando com outras fabricantes tradicionais do mundo da fotografia (Fujifilm, Olympus, Panasonic ou Pentax). O que fica claro com esses dados é que a fotografia não é mais um negócio dos fabricantes de câmeras, e os smartphones assumiram uma importância essencial no setor.

Via Phone Arena, Flickr