baterias-dual-carbon

A empresa Power Japan Plus anunciou o projeto Ryden, que consiste na produção de baterias de carbono que, segundo os seus responsáveis, podem ser recarregadas 20 vezes mais rápido que as tradicionais baterias de Íon Lítio.

Segundo o anúncio oficial, essas baterias são baratas de fabricar, seguras para o uso, e podem melhorar de forma notável tanto a autonomia das baterias como o tempo de recarga, algo que poderia favorecer principalmente o setor de carros elétricos, ampliando a autonomia dos veículos em mais de 480 quilômetros.

Os responsáveis pelo projeto a chamam de “bateria de duplo carbono”, já que o carbono é utilizado nos dois eletrodos. A densidade de energia oferecida nessas baterias é superior que a das baterias tradicionais, podendo recarregar um carro como o Nissan Leaf em 12 minutos (contra as 4 horas atuais). Em um veículo como o Tesla Model S, a bateria de 85 kWh pode ser recarregada em 42 minutos.

O processo de substituição das células de Íon Lítio pelas células de dual carbono é muito simples, uma vez que o tamanho e o formato adotado é o mesmo das utilizadas nos carros elétricos atuais. Os ciclos de recarga também serão maiores (3.000 recargas, contra as 1.000 das baterias de Lítio), e essas baterias não sofrem de superaquecimento, o que as tornam mais seguras.

 

Via Power Japan Plus