Windows

 

Todo software tem seus problemas, e os sistemas operacionais da Microsoft estão bem longe de estarem isentos disso.

Telas azuis da morte, reinicializações ou desligamentos aleatórios do equipamento… o sistema exibe mensagens de erro alertando o problema, e indicando algum tipo de solução.

A maioria das falhas informam sobre os problemas reais, mas há outras que surpreendem pelos paradoxos, o bom humor, a irritação e até a estupidez.

Nesse post, revisamos alguns dos erros mais divertidos do Windows.

 

– A ação pode demorar um tempo: com certeza você já se deparou com essa mensagem quando copiou arquivos com o explorador de arquivos. E o tempo estimado era uma eternidade. Por exemplo… 127 anos!

 

 

– Mensagem de erro: a cada vez que um programa para no Windows, ele pede ao usuário que envie um relatório de erro para que a Microsoft busque uma solução exata para o seu problema. Porém, o que acontece quando o relatório de erros tem um erro?

 

 

– Você precisa de uma senha mais longa: quanto maior a senha, mais segura ela é. Mas esta mensagem de erro exibida pelo Windows 2000 foi longe demais, e exigia nada menos que 18.770 caracteres. Um mecanógrafo médio levaria 45 minutos para digitá-la.

 

 

– Qual é o problema? Não há nada mais inútil que uma mensagem de erro alertando sobre o problema de segurança. Muitas vezes o erro aparecia com a navegação via Internet Explorer, que simplesmente fechava, para seguir o que estava fazendo.

 

 

 

– Clique para continuar: outra mensagem que obriga a clicar em alguma tecla para continuar o processo. Mas… o que fazer quando o teclado não responde?

 

 

– O problema é o Windows Vista: entre os grandes fiascos da Microsoft, está o Vista. Nem as mensagens de erro escaparam de críticas, mas muitas delas não eram exibidas pelo sistema operacional, mas sim por drivers ou aplicativos de terceiros.

 

 

– Alarme falso: uma espécie de falso positivo presente no Windows. Um exemplo disso a seguir:

 

 

– Algo aconteceu: nem o Windows 10 está a salvo. Aqui, a mensagem se produz logo depois da atualização para esta versão. Pode ser útil internamente para o desenvolvimento, mas… significa algo para o usuário?

 

 

– Não podemos fechar o sistema: os desenvolvedores também criaram mensagens de erro tão horríveis, que a Microsoft teve que intervir e criar um guia para mensagens mais eficazes. A imagem abaixo é um exemplo disso, inclusive nesse caso ela impede o fechamento do sistema se o usuário não a cancelar.

 

 

– Insira um disco no smartphone: os sistemas operacionais móveis não escapam desse efeito cada vez mais comum em todas as plataformas. Como esta, onde o Windows Phone pede que você insira o disco de instalação do Windows.