Enquanto nenhuma confirmação da Apple aparece, vamos falar sobre um rumor que apareceu logo depois do lançamento da versão final do iOS 6.1. Evidências afirmam que a empresa de Cupertino está desenvolvendo um serviço de rádio via internet.

A primeira vez que isso foi ventilado pelos veículos especializados foi no mês de setembro, um pouco depois que foi revelado que a Apple estava tendo dificuldades na negociação da renovação dos direitos das faixas anunciadas no iTunes com as principais gravadoras. Para colocar mais lenha na fogueira, o CEO da Beats Audio, Jimmy Iovine, revelou que, no passado, ele mesmo tentou convencer o co-fundador da Apple, Steve Jobs, a lançar um serviço de músicas online via streaming. Agora, alguns arquivos ocultos da nova versão do iOS fazem referências ao serviço de rádio via internet.

No novo iOS 6.1 para iPad, foram encontrados referências de um “botão de rádio”, muito similar ao botão previamente disponível na versão para desktop do iTunes. Os arquivos foram descobertos pelo pessoal do site 9to5Mac, logo após a equipe realizar o Jailbreak do dispositivo.

Os arquivos também fazem referência a um botão de compra, que pode indicar que o suposto serviço precisa ser usado ou autenticado antes de sua funcionalidade ser ativada. Vale lembrar que esses arquivos só foram encontrados na versão de Jailbreak do iOS para iPad, e não para iPhone ou iPod Touch.

Uma vez que não temos nenhum tipo de confirmação vinda da Apple sobre o assunto, é impossível saber até que ponto esses arquivos são relevantes ou válidos. Entretanto, isso pode indicar que o serviço de rádio via internet da Apple não é exatamente uma “cópia carbono” do Pandora, que é o mais popular do mercado no seu segmento. Até porque a Apple pode incentivar os usuários para buscar/criar/inserir canais customizados, ouvir algumas propagandas de áudio, e o mais importante: vai oferecer o serviço apenas para os usuários do iOS, e não para outras plataformas.