uniscope-u1201-vs-arirang-as1201

Em agosto do ano passado, descobrimos que os norte-coreanos iriam lançar um smartphone Android para chamar de seu, o Arirang. Hoje, temos mais informações sobre o dispositivo, além de apresentar o seu clone chinês, que supostamente é o mesmo telefone.

Obviamente, não vamos poder comprar esse smartphone, mas nos parece interessante saber um pouco mais sobre ele, pelas particularidades de mercado existentes na sua oferta. A Coreia do Norte é um dos países que mais cresceram em número de usuários de telefonia móvel no planeta nos últimos três anos, e é preciso atender essa demanda de alguma forma.

O Arirang AS1201 é o mesmo smartphone que é chamado de Uniscope XC2, um modelo chinês de baixo custo (aproximadamente 80 euros), lançado em dezembro de 2013. Nas imagens desse post, você mesmo pode comprar que os dispositivos são iguais, se não levarmos em conta os logos das operadoras e fabricantes.

the-arirang-as1201 the-arirang-as1201_(1)

A diferença mais relevante está no sistema operacional, com o idioma de seus respectivos países de origem, e os aplicativos que o regime da Coreia do Norte decidiram que são interessantes para os seus usuários. A interface é praticamente a Android stock, sem rastros da Google Play. Seu primo chinês conta com o Android Jelly Bean na sua versão.

A forma de acessar à internet norte-coreana é via 3G, através da operadora Koryolink. No caso do modelo chinês, estamos diante de um dual SIM, mas sem uma especificação herdade pelo terminal coreano.

Se nos basearmos no Uniscope, as especificações técnicas podem ser: chipset dual-core assinado pela Qualcomm (Snapdragon S4 MSM8225), tela de 4.3 polegadas (960 x 540 pixels), câmera traseira de 8 megapixels, 4 GB de armazenamento e 768 MB de RAM. Ou seja, especificações parecidas com modelos de entrada de qualquer fabricante.

Via GSMInsider