A Archos já estava a algum tempo dizendo que estava concentrando todos os seus esforços no desenvolvimento de um novo tablet para a família de produtos Gen 10, e hoje (22), eles resolvem apresentar algo mais concreto sobre o assunto. O recém apresentado Archos 101 XS conta com uma tela de 10 polegadas, e executa o sistema operacional Android Ice Cream Sandwich, que é gerenciado por um processador Texas Instruments OMAP-4470 de dois núcleos.

Um detalhe importante: não precisa ficar chateado ou apegado pela presença do Ice Cream Sandwich no tablet. A Archos já anunciou que a atualização do 101 XS para o Android Jelly Bean já está prevista para o próximo mês de outubro. De qualquer forma, vale a pena destacar que o seu preço é de apenas US$ 400, valor este que inclui um dock com teclado, no mais puro estilo “Transformer”, que além de oferecer uma maior agilidade na hora de digitar, pode proteger a sua tela de 1280 x 800 pixels de resolução.

A sua Coverboard (tampa protetora com teclado, ou o tal dock) possui uma estética semelhante ao do tablet, que por sua vez aproveita ao máximo de sua superfície para oferecer um teclado QWERTY completo, sem se esquecer das teclas de função que todo dispositivo Android precisa para o seu uso cotidiano: home, voltar e aplicativos recentes.

O lançamento da fabricante francesa contará com 16 GB de armazenamento interno, gravação de vídeos a 720p, assim como um farto conjunto de acessórios, entre os quais destacamos um dock com alto-falantes no estilo Boombox, vários cases protetores para substituir o seu teclado, e até um dock com saídas de áudio, várias portas USB.

O novo tablet chega ao mercado europeu em setembro.

A Archos aproveitou a oportunidade para informar que está trabalhando em duas versões menores do 101 XS, com tamanhos de 9.7 e 8 polegadas. Se tudo acontecer como o previsto nos próximos meses, estes novos produtos devem chegar ao mercado até o final de 2012. A boa notícia é que, mesmo esses modelos com dimensões reduzidas, os dois modelos contarão com as mesmas especificações, incluindo o seu correspondente dock com teclado magnético, feito sob medida para suas proporções.

A única mudança que os tablets com tela menor vão contar está na resolução de sua tela, que ficará com 1024 x 768 no modelo 80 XS (de 8 polegadas), enquanto que a variante 97 XS (de 9.7 polegadas) contará com uma tela com resolução de 1280 x 800p, (16:10). A empresa por enquanto prefere guardar segredo sobre o quanto essas ligeiras modificações de tamanho podem afetar o preço final do equipamento.

Via Archos (Link 1 e Link 2)