650_1000_archon

O recurso App Runtime for Chrome (ARC) é o elemento principal do runtime ARChon, desenvolvido por Vladikoff, que não só consegue executar qualquer aplicativo Android no Chrome OS, mas também em outras plataformas, como Windows, OS X e Linux.

O ARC foi distribuído como uma extensão do Chrome OS, mas as extensões Native Client se caracterizam por ser válidas em qualquer tipo de plataformas. Com isso em mente, Vladikoff desenvolveu uma versão personalizada do ARC, que pode ser carregada arrastando o arquivo para o navegador Chrome. A partir daí, é possível executar aplicativos do Android em qualquer plataforma que conte com o navegador Chrome 37 ou superior.

O único problema é que o ARC não suporta pacotes tradicionais do Andorid (APK), o que obriga uma conversão prévia dos aplicativos em extensões do Chrome. Algo que Vladikoff já resolveu, com a ferramenta chromeos-apk.

O resultado é a possibilidade de executar diversos apps do Android no Chrome no Windows, OS X ou Linux. Os testes preliminares da ferramenta mostram que ainda há muito o que se melhorar: apesar dos aplicativos serem executados com muita velocidade, a ausência de suporte do Google Services faz com que muitos aplicativos não funcionem.

Porém, esses problemas estão sendo trabalhados, e podemos acreditar que em médio prazo a Google pode até oferecer uma solução oficial para o assunto. E, com isso, mais de 1.3 bilhão de aplicativos que estão disponíveis para nossos smartphones e tablets Android podem rodar em nossos PCs ou notebooks no futuro.

 

Via Ars Technica