arc-pen

A Arc Pen é uma caneta especialmente desenvolvida para lidar com as consequências do Mal de Parkinson na hora de escrever, devolvendo a facilidade de escrita aos portadores dessa doença.

A caneta possui um sistema preparado para detectar os movimentos involuntários da mão de cada paciente, e produz uma vibração personalizada em função disso, com o objetivo de garantir uma maior estabilidade. Com isso, não só se obtém uma escrita mais legível, mas também a redução da dor e um maior relaxamento muscular.

O grupo responsável pela Arc Pen é o Dopa Solutions, formado por designers da Imperial College London e do Royal College of Arts do Reino Unido. Eles já testaram o protótipo da caneta em 14 pessoas portadoras da micrografia, e garantem ter conseguido melhorar a escrita dos pacientes em 86% dos casos. Agora eles buscam financiamento para seguir adiante com o desenvolvimento e com os testes do seu projeto.

O grupo garante que a mesma tecnologia de vibrações de alta frequência poderia ser aplicada em outras ferramentas e objetos.

Vale lembrar que o Google já disponibiliza as colheres Liftware, que parecem usar técnica similar (os responsáveis pelo Arc Pen não entraram em detalhes sobre o seu sistema), e que também são pensadas nos portadores de Parkinson, reduzindo os tremores em até 76% dos casos.

Via