Aquaris E5 HD Ubuntu

A BQ colocou no mercado o segundo smartphone com Ubuntu, o Aquaris E5 HD Ubuntu. O dispositivo de linha média tem preço sugerido de 199 euros, e é fruto da parceria da Canonical com o fabricante espanhol.

O objetivo do acordo é introduzir o Ubuntu no universo mobile, uma tarefa nada simples se levarmos em conta o duopólio Android e iOS – a gigante Microsoft tem apenas 4% do mercado com Windows Phone, e a BlackBerry vive em situação delicada -.

Aquaris E5 HD Ubuntu-02

O Aquaris E5 HD Ubuntu é uma variante do modelo do mesmo nome com Android. Possui tela IPS de 5 polegadas (1280 x 720 pixels), SoC MediaTek MT6592 quad-core ARM Cortex A7 de 1.3 GHz, GPU Mali 400-MP2, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), câmera frontal de 5 MP, câmera traseira de 13 MP com foco automático e dual flash, bateria de 2.500 mAh, conectividades WiFi, Bluetooth, GPS e 3G+, dimensões de 71 x 142 x 8.65 mm e peso de 134 gramas.

O dispositivo está 100% otimizado para o sistema da Canonical, em uma parceria que já dura dois anos. A BQ informa que essa será uma colaboração a longo prazo, e que os resultados até agora são muito satisfatórios, reforçando o compromisso deles com o Open Source e o código livre.

BQ_Ubuntu_E5_3

O Aquaris E5 HD Ubuntu estará disponível apenas na União Europeia, Noruega e Suíça. Supõe-se que a BQ pode comercializá-lo em outros mercados, mas nada está confirmado.

Via Aquaris E5 HD Ubuntu