A Apple, tal e como as demais empresas de tecnologia, copia e muito. O Apple Watch Series 3 traz como principal novidade a independência do iPhone, com um eSIM integrado que funciona inclusive para realizar chamadas telefônicas.

O eSIM não é um inveto da Apple, mas sim da GSMA, e vai substituir o padrão SIM nos próximos anos. E o Apple Watch Series 3 com LTE não é o primeiro smartwatch a permitir chamadas sem a associação com um smartphone, pois isso já era possível desde o ano passado, com um Samsung Gear 2 3G/4G.

A maioria dos smartwatches tem como principal problema a grande dependência dos smartphones para serem realmente inteligentes. O eSIM vai permitir que mais relógios se livrem das amarras dos telefones.

O pioneiro nesse aspecto foi o Samsung Gear 2, que já realizava e recebia chamadas sem depender do smartphone, vinculando a linha do telefone ao dispositivo.

E fico feliz que a Apple tenha copiado a Samsung (ou aprendido com ela, como queiram) para melhorar o Apple Watch. Ele estava precisando dessa funcionalidade para se consolidar de forma definitiva no setor.