apple-ios-android-iphone-samsung-galaxy

As operadoras de telefonia móvel europeias já estão pressionando a Apple a algum tempo para que a mesma desenvolve um mecanismo que facilite a migração do iOS para o Android. E parece que a gigante de Cupertino decidiu ceder às pressões.

A Apple já desenvolveu uma ferramenta de migração do Android para o iOS, porém, a maioria das operadoras europeias reclamam que os usuários do iPhone não encontram formas simples de migrar do ecossistema da Apple para o Android. Diante disso, a Comissão Europeia decidiu em 2013 inciar um processo para reunir informações sobre as práticas abusivas da Apple, mas sem ir muito adiante, já que nenhuma operadora se pronunciou sobre o assunto.

Tudo indica que as reclamações das operadoras surtiram efeito, já que a Apple vai lançar uma nova ferramenta que facilita a transição do iOS para o Android, transferindo dados relacionados aos contatos, música e fotos sem maiores complicações.

As reclamações aconteciam porque as operadoras ficavam em uma posição de desvantagem com a Apple, por conta dessa dificuldade de migração afetar a muitos usuários, deixando os mesmos sem muitas opções, mesmo com as distinções de valor de cada usuário para a importância dos seus dados.

Não é a primeira vez que a Apple é criticada pelo seu ecossistema fechado, e parece que a situação não afeta apenas os usuários finais, mas também grandes empresas.

ATUALIZADO em 12/01/2015 @ 11h: A Apple já desmentiu oficialmente as informações divulgadas acima (clique aqui para ler).

Via The Telegraph