650_1000_applesuperresolucion-1

A Apple apresentou uma nova patente onde é descrita uma inovadora tecnologia que, na teoria, vai permitir um drástico aumento na resolução das fotos capturadas com a câmera dos seus futuros iPhones, sem a necessidade de aumentar o número de fotodiodos ou pixels do sensor.

A patente descreve essa tecnologia com o termo “modo de super resolução”. Porém, muitos podem imaginar – sem ler o documento, é claro – que para aumentar a resolução sem modificar o número de fotorreceptores do sensor, seria necessário realizar algum tipo de “truque”.  O que os engenheiros da Apple pretendem fazer é combinar a tecnologia de estabilização óptica e o disparo rápido para registrar uma sequência de fotos que, posteriormente, serão analisadas pelo software de processamento do smartphone, para assim gerar uma única imagem com uma resolução mais elevada.

applesuperresolucion-2

A técnica faz com que o sensor seja levemente deslocado, registrando várias fotografias. Lembra muito a tecnologia utilizada pela Hasselblad no seu sistema H, e oferece resultados positivos. Porém, provavelmente terá as mesmas limitações presentes na tecnologia da empresa sueca: o objeto a ser fotografado deve permanecer imóvel, e as condições de luminosidade ambiental não devem mudar se quisermos obter o melhor resultado possível.

Talvez essas dúvidas sejam eliminadas quando a Apple colocar essa tecnologia em prática (se é que algum dia a mesma será incorporada em algum dos seus smartphones).

650_1000_applesuperresolucion-3

Via Imaging Resource