Depois do Facebook, do Twitter e do Google, agora é a vez da Apple mostrar a sua lista de melhores do ano. E, como em todos os anos, eles revelam os melhores aplicativos na iTunes App Store. Centenas de aplicativos foram escolhidos, e para os usuários, essa é uma forma bem interessante de aproveitar as festas de final de ano e instalar novos apps em seus dispositivos, com alguma coisa que deve ter passado desapercebido por você nos últimos meses.

O aplicativo oficial do YouTube (Google) foi o #1 entre os apps grátis para iPhone, enquanto que o jogo Angry Birds Space (Rovio) ficou no topo da lista entre os apps pagos, além de ser o primeiro também entre os aplicativos pagos para iPad. O Skype ficou na liderança entre os apps gratuitos para o tablet da Apple. Instagram, WhatsApp, Temple Run e Where’s My Water ficaram na segunda posição, respectivamente (grátis e pagos para iPhone, grátis e pagos para iPad).

A Apple também destacou algum dos aplicativos favoritos para iOS em categorias específicas. O Action Movie FX é o aplicativo do ano para iPhone, e o game Rayman Jungle Run é jogo do ano para o iPhone. No iPad, Paper e The Room venceram nas respectivas categorias. A Apple não deixa muito claro quais foram os seus critérios para escolha desses aplicativos, mas nenhum desses aplicativos citados figuram entre os mais procurados em sua loja.

Além de aplicativos a iTunes App Store Best of 2012 também apresentou os seus destaques nos segmentos de música, filmes, séries de TV, livros e podcasts. Frank Ocean foi eleito o melhor artista do ano, Os Vingadores foi o filme do ano, Breaking Bad foi eleita a melhor série de TV, The Dog Stars by Peter Heller é o melhor livro, e o NPR: TED Radio Hour foi eleito o melhor podcast.

A lista completa de vencedores, em todas as categorias pode ser conferida em uma página especial no iTunes.