A última atualização de software para OS X Lion e Mountain Lion traz uma pequena surpresa que pode causar um certo desgosto para alguns usuários: eliminar o Java do sistema operacional. Vamos supor que a Apple tomou esta decisão depois dos últimos incidentes que vulneravam a segurança aos computadores Mac, aproveitando-se dos problemas presentes na plataforma da Oracle.

O problema para os usuários é que o Java é uma plataforma utilizada em alguns sites, especialmente em aplicações corporativas online, o que supomos que vai colocar os administradores desses sistemas em alguns apuros, que a partir de agora, deverão buscar novas alternativas, como por exemplo instalar o Java diretamente no sistema, a partir do site da Oracle. Vale mencionar que a atual versão do software, o Java 7, não oferece suporte para navegadores de 32 bits, como o Chrome.

Por fim, os problemas que a decisão da Apple vai ocasionar aos usuários mal começaram a ser descobertos, mas se o resultado final vai resultar em uma maior segurança para os usuários, eu apoio a eliminação de uma plataforma que não teve a competência ou capacidade de proteger o usuário das ameaças virtuais.

Via