apple-siri

O Siri, assistente pessoal da Apple, ainda tem muito o que aprender (inclusive a compreender o português… #fail, Apple). Um dos aprendizados pendentes é a interação com aplicativos, algo que estaria em desenvolvimento pelo pessoal de Cupertino, para permitir que o assistente ofereça resultados que vão além da simples busca de informação.

De acordo com as fontes do site The Information, esta nova versão do Siri será capaz de reconhecer os aplicativos que estão instalados no seu smartphone, e tirar proveito quando você pedir algo concreto. Dessa forma, se você precisa de um táxi, você não vai precisar se dirigir para o ponto mais próximo, ou te mostrar os números de rádio táxi habituais, mas sim iniciar um aplicativo específico para isso, economizando tempo.

É necessário dizer que a Apple já podia acessar a determinados aplicativos externos por conta de parcerias estabelecidas como empresas como OpenTable, Fandango e Wolfram Research, mas a ideia é qu todos os aplicativos disponíveis possam ser consultados pelo Siri, sem a necessidade que os seus desenvolvedores tenham fechado qualquer tipo de acordo.

É uma tarefa bem complexa, mas a Apple conta com o estímulo de saber que a Google já está trabalhando com características similares, usando um “índice semântico”, que permite que o seu próprio assistente possa saber para que exatamente serve cada aplicativo.

Via TechCrunch