Se você bem se lembra, a Apple perdeu o seu processo no Reino Unido contra a Samsung, na sua tentativa de provar ao mundo que o Galaxy Tab 10.1 é uma cópia do iPad. Como consequência dessa perda, eles foram condenados a publicar uma nota onde eles afirmam isso, de forma bem clara. Hoje, finalmente, essa ordem foi cumprida. Mas não sem um pouco de sarcasmo no canto da boca.

A Apple publicou em sua página britânica uma extensa nota que cumpre os requisitos estabelecidos pelo juiz daquele país. E devemos falar de requisitos, porque como você já deveria imaginar, o pessoal de Cupertino tentou a todo custo se esquivar da comprometedora situação de fazer uma publicidade positiva dos produtos do rival. Desse modo, eles afirmam que a Samsung “não infringiu o design registrado 0000181607-0001”, mas cita em seu texto as frases da sentença do juiz, que na ocasião, afirmou que “o design da Apple surpreende por sua simplicidade”.

No texto, bem trabalhado na malícia por sinal, a Apple deixa bem claro para quem quiser ler que a sentença afeta apenas o Reino Unido, e que em outros países da União Europeia, esse critério não se aplica (citam de forma expressa o caso da Alemanha). Ou seja, assim como a decisão da Califórnia favorável à Apple só vale para o estado da Califórnia, essa decisão do Reino Unido também só se aplica ao Reino Unido. Na Itália, por exemplo, a Apple vai afirmar que a Samsung copiou o iPad e pronto.

Leia o comunicado na íntegra.