Segundo o jornal Financial Times, o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) decidirá na próxima semana se aprova ou não a proposta de nanoSIM apresentada pela Apple, que requer um deisgn de slot “especial” (já presente no iPhone e iPad, por sinal), algo que não é bem recebido pela Motorola RIM e Nokia.

É que a proposta da empresa de Cupertino não só obriga as outras empresas a replanejar o formato de alguns de seus dispositivos em desenvolvimento, mas principalmente (e esse motivo é justificadamente alarmante), pelo temor que, em um belo dia, a Apple venha a requisitar os direitos desse tipo de cartão nanoSIM. Imaginem o controle que a empresa teria em uma futura guerra de patentes por causa desses novos chips?

A votação acontece na semana que vem, e a Apple conta com o apoio das principais operadoras europeias no seu objetivo. A Nokia emitiu um comunicado onde manifesta a sua desconformidade diante de uma possível aceitação da proposta, de forma que podemos dizer que a briga só está começando.

Vamos manter vocês informados.

Via The Verge