650_1000_patente-apple-primesense

Uma patente registrada pela Apple revela uma tecnologia que cobre os aspectos básicos de um sistema de mapeamento 3D, semelhante ao Kinect, da Microsoft. Tal tecnologia é fruto da compra da PrimeSense, responsável pelo desenvolvimento do periférico do Xbox 360 e Xbox One.

Na patente, é possível ver os detalhes do sistema de projeção óptica que permite emitir um padrão de luz sobre objetos, que por sua vez faz o seguimento para a representação de objetos 3D. A distorção do padrão pode ser interpretada por um sensor óptico, e essa informação pode ser utilizada para mapear o espaço 3D, baseando-se no ângulo e grau da distorção.

As aplicações práticas para essa patente são claras: por exemplo, detectar gestos e movimentos tal como o Kinect para interação com atividades multimídia. A Apple não revela as finalidades dessa patente, mas é lógico pensar que tal interação pode estar presente em futuros produtos. O Apple TV, um dos dispositivos que está sem atualizações a mais tempo, pode ser um bom candidato para receber essa funcionalidade.

Via AppleInsiderUSPTO