Conforme prometido, interrompemos nossa cobertura da Campus Party 2010 para acompanhar o evento da Apple em San Francisco, California, EUA. E tudo culminou em um nome: iPad.

Depois de anos de rumores, imagens que vazaram na internet e diversas esperanças dos usuários da Apple, o mistério acabou. Steve Jobs anunciou, dianted de olhos muito atentos dos presentes do Yerba Buena Center de San Francisco, o iPad. O novo dispositivo da Apple que, dando uma olhada simples, tem a pinta de ser um iPhone gigante, se apresenta como um dispositivo que é melhor do que um portátil, segundo palavras de Steve Jobs, permitindo assim realizar múltiplas aplicações ao mesmo tempo, como navegar na internet, enviar e-mails, reproduzir fotos, ler livros eletrônicos, entre outros.

O sistema operacional do produto é o iPhone OS. Ele possui um teclado QWERTY completo para uma confortável digitação. Durante a demonstração, foram vistos aplicativos como Maps, iPhoto, Mail e Safari, sendo que o navegador da Apple rodou perfeitamente, porém, não aceitando flash, pelo menos por enquanto.

Ele tem uma tela touch capacitiva de 9,7″, peso de 680 gramas e apenas 1,27 centímetros de espessura. Internamente, possui um processador Apple A4 de 1GHz, conectividade WiFi, Bluetooth 2.1 e uma capacidade de armazenamento que vai variar entre 16, 32 e 64 GB. Possui acelerômetro e bússola, sem se esquecer de um alto falante, um microfonte e um conector de 30 pinos para sua sincronização, que é o mesmo conector usado no iPod e iPhone.

A Apple afirma que o produto tem bateria para autonomia de até 10 horas, podendo alcançar até 1 mês (???) no modo standby.

São 6 modelos diferentes, no que se refere ao seu preço: No quadro acima, podemos notar claramente que são duas famílias de produtos, uma com WiFi e outra com WiFi e 3G, sendo que o último modelo será possível graças a um slot para que os novos cartões micro SIM sejam inseridos, podendo utilizar uma tarifa de dados de qualquer provedor (o iPad será vendido desbloqueado de fábrica). Os valores em dólares vão de US$ 499 a US$ 829.

Abaixo, confira vídeo oficial de demonstração do produto:

Fonte