xios-frag-lead.jpg.pagespeed.ic.AcSg2PWN8D

Você bem sabe como a guerra entre os sistemas operacionais móveis está efervescente, e como o papel dos desenvolvedores acaba sendo fundamental. Quanto mais pessoas envolvidas na criação de aplicativos, mais nutrido fica o ecossistema, e por consequência, mais atraente essa plataforma é para os usuários.

Dito isso, não sei se você se lembra, mas o CEO da Apple, Tim Cook, apresentou durante o evento de abertura da WWDC 2013 um gráfico de fragmentação por plataformas, dando mais uma vês a ênfase de como isso apresenta uma grande desvantagem para o Android. Mais: apresentou um gráfico mostrando qual é o nível de fragmentação do iOS, mostrando que o sistema móvel da Apple tem uma posição muto bem definida em relação aos usuários: quase todo mundo usa a mesma coisa.

O iOS segue sendo um sistema operacional mais coeso em relação às versões, e a Apple quer seguir com esse tema até que o mesmo se esgote, apresentando os tais gráficos com os dados relativos aos dois sistemas (iOS e Android). 93% dos usuários do iOS já atualizaram os seus dispositivos para o iOS 6, que é a versão mais recente do sistema. Apenas 6% ainda estão com a versão iOS 5, e o 1% restante conta com dispositivos com o iOS 4 ou inferior.

Porém, o bullying da Apple está no simples fato deles apresentarem o contraponto disso, com os dados da distribuição do Android entre suas versões. Bela cutucada, galera de Cupertino! Veremos em breve como será que o pessoal de Mountain View vai responder essa provocação.

android-fragmentation-lead.jpg.pagespeed.ce.HQd5VSN1LM

Via