apple-ios-stats-dec-2013

Diz o ditado que os números são frios, mas analisar os resultados de estatísticas do mundo da tecnologia é sempre algo divertido (ainda mais quando vemos pessoas que ficam enervadas por não entenderem que os números são frios). Dito isso, ainda nessa semana vimos a Google informar que 1.1% dos seus smartphones Android que visitavam a Google Play já usavam o Android KitKat. Agora, a Apple informa que 74% dos dispositivos que visitam a App Store usam o iOS 7.

Os números representam um crescimento de nada menos que 10% em relação ao mês anterior, e é importante analisar tudo o que está por trás desses valores. Por exemplo: existe uma quantidade muito maior de dispositivos Android do que iOS. Mesmo. Definitivamente. Além disso, a Google não fabrica os seus dispositivos (bom, pelo menos não da mesma maneira que a Apple), e o Android é utilizado em praticamente todo o tipo de dispositivos, não se limitando aos smartphones e tablets, e sem falar em alguns produtos que contam com o Android integrado, que provavelmente jamais verão uma nova versão do sistema operacional.

Levando essas variantes em conta, não duvido que o uso da versão KitKat do Android vai aumentar em porcentagens expressivas quando os principais fabricantes de smartphones e tablets com o sistema (Samsung, HTC, LG, Sony, Motorola, etc) começarem a adotá-lo de forma definitiva nos produtos já lançados e nos futuros lançamentos.

Por outro lado, também temos que elogiar a Apple pela sua capacidade de oferecer o mesmo software para todos os usuários ao mesmo tempo. É claro que é mais fácil estabelecer esse controle quando é você mesmo quem fabrica os seus dispositivos. Porém, é muito bom ter uma empresa que quer oferecer a mesma experiência de uso para uma grande parcela de seus usuários, ao mesmo tempo, e de forma imediata.

De qualquer forma, a Apple disponibilizou esse relatório para (também) manter vivo o espírito de competição. Para que posts como esse sejam utilizados como argumentos na discussão entre os fanboys.

Via developer.apple.com