apple-II-arduino

Muitos de nós jamais viram um Apple II em funcionamento, mas isso agora é possível… em partes. O projeto de um desenvolvedor que trabalhou com uma placa Arduino Uno, e que dedicou muitas horas para emular todas as suas características para devolver a vida para essa máquina lendária.

É um trabalho impressionante: ele teve que emular o conjunto de instruções de um processador MOS 6502 e até pesquisar como a saída na tela fosse a mesma do Apple II, algo parecido com o trabalho que o engenhoso método idealizado por Steve Wozniak desenvolveu para evitar colisões entre os dados de leitura e gravação.

apple-ii-original

O programador também revelou que utilizou um decodificador para o teclado PS/2 conectado ao Arduino Uno, e até conseguiu emular o funcionamento da interface para a leitura dos cassetes. É todo um exercício de engenharia reversa que permitiu, por exemplo, executar programas em BASIC.

O resultado é uma emulação quase perfeita, que também utilizava microcontroladores como o ATmega328P, que ajudavam nessa tarefa, mesmo contando com apenas 2 KB de RAM, contra 4 KB do Apple II original.

No vídeo publicado na página oficial do projeto, é possível ver como funciona o resultado final, que muito além das limitações daquela máquina do final da década de 1970, é simplesmente uma façanha.

Via Damian Peckett