siri-ios-71

A notícia “antes tarde do que nunca” do dia. Depois de ver a Google fazer a coisa certa – fazendo com que o Google Now compreendesse o português do Brasil desde sempre -, a Apple começa efetivamente a trabalhar para que o Siri, o seu assistente pessoal inteligente, faça o mesmo. Finalmente. Depois de três anos.

A constatação que isso está acontecendo vem através de uma vaga de emprego aberta pela Apple, que busca profissionais que possam contribuir no desenvolvimento da inserção do português brasileiro ao conjunto de idiomas do Siri. A publicação da vaga é do dia 11 de junho, e recebe o título “Engenheiro de Idiomas da Siri (Localização de Serviços na Nuvem) – Português do Brasil”. Ou seja, para bom entendedor…

A vaga é destinada para um profissional que tem o português domo idioma mãe, além dos requisitos técnicos relacionados à vaga, como conhecimento em programação em Java e Perl, formação em ciências da computação e conhecimento no desenvolvimento de códigos para o iOS ou o OS X. A vaga de emprego exige que o escolhido trabalhe no campus da Apple, na Califórnia (EUA).

siri-vaga-apple-portugues-brasil-pt-br

O OS X Yosemite e o iOS 8, anunciados pela Apple durante a WWDC 2014, terão suporte ao ditado em 24 idiomas, incluindo o português do Brasil, utilizando a tecnologia de voz-para-texto da Nuance.

Não há informações ou previsão que as duas novas versões dos sistemas da Apple já receberão o suporte ao português do Brasil no ato do lançamento de sua versão final (prevista para setembro/outubro). De qualquer forma, é um começo.

E vale a pena repetir: antes tarde do que nunca.

Via Apple, 9to5Mac, Gizmodo Brasil