Se você está usando o seu iPhone 5 e nunca percebeu uma dose de brilho roxo nas bordas de suas fotos e vídeos, você é uma pessoa de sorte. Alguns (para não dizer muitos) usuários detectaram o problema, e reclamaram nos fóruns da empresa e em outros sites especializados. E a empresa de Cupertino decidiu se pronunciar oficialmente sobre o assunto ontem (7), em um comunicado publicado na sua área de suporte.

A Apple confirma que, se você tem uma fonte de luz fora da área de visualização da lente da câmera do iPhone 5, você tem o tal vazamento de luz roxa no resultado final da foto. A empresa de Tim Cook volta a orientar os seus usuários a apontar as suas câmeras longe das fontes de luz para eliminar o registro de brilho roxo nas fotos por completo.

O comunicado sobre o assunto reforça o fato que eles “sabem que o detalhe – já que eles mais uma vez não consideram isso um problema – existe, mas que não é limitado ao iPhone”. O texto também informa, de forma quase irônica, que se o usuário realmente quiser o efeito de luz púrpura nas fotos, deve mesmo apontar a câmera do seu iPhone 5 para uma fonte de luz, para obter o melhor resultado possível de foto… com o brilho roxo.

Diz a Apple:

“A maioria das câmeras pequenas, incluindo aquelas presentes nas gerações anteriores do iPhone, podem apresentar algum tipo de reflexo na borda do quadro ao capturar uma imagem com fontes de luz que não estão na cena. Isso pode acontecer quando a fonte de luz está posicionada em um ângulo (geralmente apenas fora do campo de visão) que causa a reflexão das superfícies no interior do módulo de câmera e para o sensor de câmera. Mover ligeiramente a câmera para alterar a posição na qual a luz entra na lente, ou até mesmo a blindagem da lente com a sua mão, devem minimizar ou eliminar o efeito do brilho roxo nas fotos”.

O textotambém lista outros sintomas que a câmera do iPhone 5 podem apresentar, tais como: chama roxa ou de outras clores, fotos esfumaçadas ou machas que são registradas durante a captura de fotos e vídeos com uma fonte de luz próxima da cena.

Resumindo: você não pode mais registrar a beleza do sol da manhã, não pode registrar um jogo de basquete em uma quadra da NBA, que é muito bem iluminada, não pode registrar o parto do seu filho com o iPhone 5, não pode fazer reviews em vídeo, pois precisamos de boas fontes de luz próximas do objetivo da câmera… pois “normalmente”, quando fazemos isso, o brilho roxo vai aparecer, e não há nada que você possa fazer. E, pelo visto, nem a Apple, pois “‘é normal que isso aconteça”.

O mais engraçado disso tudo é que eu tenho um iPhone 4 que, por mais que eu tente produzir o tal brilho roxo nas fotografias, eu não consigo. Por que será, hein? Seria por causa da diferença de materiais presentes na lente da câmera do meu smartphone? Ou seria porque eu não sei mesmo tirar fotos com o smartphone da Apple? Bom, pelo o que indicou a própria Apple… ninguém sabe!

Via Apple