appleyXiaomi

O IDC publicou os dados de vendas de smartphones na China para o primeiro trimestre de 2015, mostrando que o mercado está favorável para a Apple e Xiaomi, e uma queda sem precedentes da Samsung no país. O mercado chinês é bem peculiar, mas ao mesmo tempo é um ótimo termômetro para avaliar tendências  de mercado, por conta de sua grande extensão.

No primeiro trimestre de 2015, foram vendidos 98.8 milhões de smartphones, uma queda de 4.4% em relação ao mesmo período do ano passado. É a primeira queda trimestral em seis anos, o que pode indicar sintomas de saturação, algo que já foi observado nos Estados Unidos e na Europa.

Outro dado que o relatório do IDC destaca é a liderança da Apple e da Xiaomi no país, com aumentos de vendas de 62% e 42%, respectivamente.

appleyXiaomi_2

Na outra ponta, temos a Samsung, com uma queda de 53% em um ano (de 20 milhões para 9 milhões de unidades). A queda foi tão forte, que eles perderam a terceira posição na China para a Huawei. Lembrando que até então eles lideravam o segmento no país asiático.

Em um mercado tão competitivo e volátil como o dos smartphones, temos uma tendência bem clara: o crescimento da Apple na China, que deve ser o seu mercado principal em um futuro próximo. Por sua vez, a Xiaomi a segue de perto, depois de ser a grande revelação de 2014.

19361979

iPhone 6 Plus 16 GB

Via IDC