iphone5-galaxys3

Apple e Samsung divergem em muitas coisas, mas em pelo menos um tema, as duas empresas caminham em sincronia (infelizmente): as falhas de segurança dos seus respectivos sistemas/interfaces. Enquanto perderam tempo de forma estúpida protegendo o direito da tela retangular com cantos arredondados, as empresas se repetem nas falhas bizarras, que colocam em risco a privacidade dos dados do usuário.

É preciso deixar claro que, independente do fato dos problemas da Samsung serem exclusivos DA interface de usuário da própria Samsung (TouchWiz UI), o que deixa o Android como “inocente” nessa história, os problemas recentes das duas empresas remetem a um fator que é considerado primordial para muitos usuários: a segurança e privacidade dos seus dados. É inadmissível que duas empresas consideradas gigantes, com muitas pessoas trabalhando em seus respectivos projetos, que essas falhas ainda apareçam, mesmo depois de tantos anos trabalhando nesses conceitos.

Começamos pela Apple e o seu iOS 6, que tem mais buracos que um queijo suíço. Já foram tantas atualizações de correções, que você precisa ficar atento na numeração para não se perder. A versão atual, a iOS 6.1.3 foi lançada nessa semana, com a promessa de solucionar um bug na tela de bloqueio, que colocaria em risco a segurança dos dados do iPhone. Pois bem, menos de 48 horas depois do lançamento dessa correção, um novo bug foi descoberto, permitindo que qualquer usuário tenha acesso a todo o diretório de contatos e o teclado numérico do dispositivo. E tudo isso, simplesmente removendo o chip SIM do smartphone!

Para que o bug funcione, a opção de marcação de voz deve estar ativada, algo que muitos usuários acabam usando. Tudo bem, desativando isso, a falha não acontece. Mas… caramba, Apple! Segurança de dados é algo prioritário. NÃO PODE HAVER BRECHAS!

Abaixo, vídeo demonstrativo da falha.

 

No caso da Samsung, se não fosse suficiente uma única falha na tela de bloqueio dos seus smartphones, uma segunda falha menor foi descoberta, que permite a visualização das configurações e ajustes dos dispositivos Android com TouchWiz por um breve intervalo de tempo. A Sasmung já afirmou que está trabalhando no desenvolvimento da correção dessas falhas. Mas, convenhamos: se perdesse menos tempo “se inspirando” na concorrência (que também está tropeçando nas próprias pernas), isso não estaria acontecendo. Vídeos abaixo.

 

 

Fica a pergunta: até quando?

 

Via AllThingsD, XDA Developers