Apple China

A Apple foi processada na China pela Movie Satellite Channel Program Production Center, uma filial do Escritório de Administração de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão do país asiático.

No processo, o órgão culpa a Apple por oferecer o streaming de um filme de 1994 cujos direitos exclusivos pertencem ao órgão chinês, mas também foi incluída no processo a empresa responsável pelo aplicativo Youku HD, disponível na App Store, acusando a empresa norte-americana de facilitar a reprodução desse filme.

O filme em questão se chama “Xuebo dixiao” (algo como “Sangrenta Batalha contra o Feroz Inimigo”), e os demandantes garantem que estão tendo “grandes perdas econômicas”, termo muito na moda na hora de iniciar processos jurídicos contra gigantes da tecnologia.

No total, é solicitada uma indenização de US$ 7.5 bilhões, além do pagamento dos custos do processo (US$ 3 bilhões) e a interrupção imediada da difusão do filme.

Não é a primeira vez que a Apple enfrenta problemas legais com a China. Recentemente, um fabricante local luta para proibir as vendas do iPhone 6 e iPhone 6s no país sob a acusação de cópia de um dos seus smartphones.

Via CNET